28 de dezembro de 2012

Puerta del Sol: o coração de Madri

A Puerta del Sol é o local mais concorrido de Madri. Está sempre cheia de gente comendo, passeando, comprando ou tirando foto. É o principal ponto de encontro da cidade. Nos finais de semana, mal se anda nesta praça, a gente vai para onde a multidão nos levar... rs Nas festas então, nem se fala!


Lá está localizado o chamado "Quilômetro Zero" das principais rodovias do país. Essas rodovias têm uma organização surpreendente: só pelo nome, sabemos a que distância ela se encontra de Madri, em que direção vai e em que área do país está localizada. Deve ser uma mão na roda para viajar de carro.

Na Puerta del Sol também está o relógio da torre da Casa dos Correios. São suas badaladas que definem a meia noite do Ano Novo espanhol. Também tem a famosa estátua do urso pegando o fruto na árvore "El Oso y el Madroño" (O Urso e o Medronheiro), o símbolo da cidade, muito usada em souvenirs.

A Casa dos Correios
A estátua "El Oso y el Madroño".
Um fato interessante é que esta praça é mais consagrada por ter sido palco de vários acontecimentos históricos do que por sua própria arquitetura. Nela foi realizada a proclamação da Constituição de 1812, o grito da restauração da monarquia em 1814 e o início da primeira república no país. Por ter esse forte aspecto histórico e político, até hoje o povo se reúne ali para fazer movimentos e reivindicações.

Sua localização é bem central para visitar diversas atrações da cidade, por isso está sempre tão lotada. Dela saem as ruas de pedestres repletas de lojas e restaurantes que vão em direção à Gran Vía (Calle Carmen e Calle de Preciados), e a Calle de Alcalá, onde está situado o famoso Edifício Metrópolis e mais à frente a linda Plaza de Cibeles. Também começa nela a charmosa Calle Mayor, que vai direto ao Palacio Real, passando pela Plaza Mayor, se descermos uma quadra no meio do caminho.

Começo da Calle de Preciados.
E, por ser o ponto de maior movimento da cidade, os artistas, camelôs e afins fazem a festa. Tem diversos personagens vendendo bugigangas (balões, brinquedos, doces) para as crianças. São muitos mesmo - Bob Esponja, Shrek, Smurfs, Mickey, Pocoyo, Dora, todos que possa imaginar. Além dos infantis, tem também as estátuas vivas (que mostro melhor neste post) e os personagens de filmes. Figurinhas marcadas de lá são o Capitão Jack Sparrow do "Piratas do Caribe" (às vezes há dois dele! rs) e um alien e um monstro, que estão sempre juntos. Todas essas "atrações" tornam o passeio ainda mais divertido, principalmente com os pequenos, que ficam doidos de ver todos os seus personagens ao vivo, brincar com as estátuas e tirar foto junto deles.
  
Os personagens infantis, que geralmente ficam em volta da fonte.

Jack Sparrow... rs

O alien e o monstro.

27 de dezembro de 2012

Loja de bonecas

Vitrine de uma tradicional loja de bonecas na Gran Vía. Impossível não parar para ver.

26 de dezembro de 2012

Da série "Por que ainda não lançaram no Brasil?"

Saquinho com brócolis pronto para consumo. Sei que já existem os congelados no Brasil, mas esse  é ainda mais prático! Mantido apenas em geladeira, quando for utilizar, você coloca o saquinho direto no microondas por 5 minutos e ele já cozinha no vapor. Simples, não? Além do brócolis, também tem um misturado de brócolis, cenoura e couve-flor e outro com brócolis, cenoura e alho-poró.
A de legumes mistos. E o melhor, o preço!

25 de dezembro de 2012

Estátuas vivas

Elas estão em todos os pontos turísticos com alta concentração de gente. Sempre muito bem preparadas e produzidas, essas estátuas são um espetáculo à parte para ficarmos olhando e admirando por longos minutos.

Todas têm maquiagem e vestimenta especiais, às vezes um palco ou objeto que compõem a cena, e o mais impressionante é a capacidade de ficarem imóveis por tanto tempo! Algumas, quando a pessoa coloca a moeda, fazem um movimento específico, mudando a cena. 

Uma vez vi um senhor que faz esse maravilhoso trabalho indo embora. Ele estava terminando de tirar a tinta do corpo, já estava trocado e tinha simplesmente uma mala com os apetrechos todos. Foi aí que imaginei que dura deve ser essa vida. Todos os dias, sair de casa com uma mala, levar cerca de 1 hora se preparando, se trocando, se maquiando, para depois se instalar em um local e lá ficar, imóvel, enquanto as pessoas passam. É realmente uma arte. Uma bela arte que torna a cidade ainda mais interessante.

Se quiser ver alguma, certamente irá encontrar nestes locais: Plaza Mayor, Puerta del Sol e Palacio Real.

Abaixo, algumas delas.

Esta senhora estava coberta de barro, no Palacio. Quando colocamos a moeda, fez um gesto de agradecimento.

Da série "Como ele faz isso" rsrs, no Palacio também.

Um dos meus preferidos, na Plaza Mayor.

Mais uma da série "Como ele faz isso", na Puerta del Sol.

Esses dois também são bem intrigantes, na Puerta del Sol.

Um pintor levando um tombo.

Pintados para parecerem de metal, esse casal também é o máxmo.

Músico azul

Os meus preferidos. Além da mensagem linda, fazem uma pose tão poética que emociona. Ao colocarmos moedas, eles mudam a cena. Lindos!

24 de dezembro de 2012

Então é Natal...

Tudo iluminado, as ruas cheias, clima de felicidade no ar... é natal!

Fotos pelas ruas de Madrid... Feliz natal a todos!!

 Plaza de España
Ruas de pedestres lotadas
Puerta del Sol
Mais ruas de pedestres
Gran Vía - Callao
Ovos pintados à mão, no Mercado San Miguel
Gran Vía - Callao
Frente do Hotel Ritz
Em frente ao Jardim Botânico e Estação Atocha
Gran Vía - Callao
Em frente ao Jardim Botânico e Estação Atocha
Puerta del Sol
Mais uma rua exclusiva de pedestres lotada!

21 de dezembro de 2012

A febre das loterias

Uma cena muito comum aqui na Espanha são as filas imensas para as apostas nas loterias. Vi no jornal que a cada 10 espanhóis, 8 apostam pelo menos 80 euros por ano. É impressionante como este costume está enraizado na cultura local.

Amanhã irá acontecer o Sorteio Extraordinário de Natal e alguns milhões serão distribuídos. Todo um evento megalomaníaco é organizado a sua volta. O sorteio ocorre no Teatro Real de Madrid, a imprensa cria links ao vivo, os jornais têm um portal especial com conteúdo histórico, estatísticas, histórias de vida, como as celebridades apostam, que cidade mais ganhou. Eles realmente curtem o assunto.

E hoje não foi diferente. Olha o tamanho das filas!






Cheirinhos da Sephora

Stand lindo da Sephora dentro do El Corte Inglés. Dá vontade de comprar tudo!



Neste stand tem todos os produtos "aromáticos" da Sephora (na mesma linha da Victoria´s Secret). Óleos de banho, sabonetes líquidos, hidratantes, águas de banho e até velas. Cada cor corresponde a um aroma, todos uma delícia. Alguns: chocolate, baunilha, caramelo, coco, manga, pêssego, mirtilo, chá verde, e por aí vai...

Os preços também são bem convidativos. Os produtos vão de 2 a 12 euros.

Comprei para mim uma água de banho de coco. É um tubo pequeno, para levar na bolsa. A quantidade é ideal para usar um período e não enjoar. Quanto? 4,90 euros! Amei!


Zoológico de Madri

Quando estamos viajando, dificilmente incluímos um zoológico no roteiro. Isso porque a gente sempre quer conhecer aspectos únicos do local, e um zoológico tende a ser sempre a mesma coisa. No caso do Zoológico de Madrid, se sobrar um tempinho, indico muito o passeio.
Já tínhamos indicação de que era um programa legal e decidimos fazer um dia especial pros meninos passando um domingo no Zoo Aquarium de Madrid. Foi um programa maravilhoso e todos nós nos divertimos muito! Os meninos, nem preciso dizer, né? Amaram tudo.
Os animais são super espertos e sadios e o modo como as jaulas/viveiros foram construídos, conseguimos chegar bem pertinho deles. 

O que há para ver
Só de ursos, contei cinco tipos: o pardo, o malaio, o baribal, o do Tibet e o fofo do panda. Uma curiosidade é que o tamanduá é denominado urso por aqui, o "urso formigueiro" rsrs. Os macacos são um capítulo à parte. Além dos chimpanzés, orangotangos e gibões, tem também o esquisito mandril (de nariz azul) e um viveiro enorme a céu aberto dos perigosos babuínos. É uma delícia ficar observando-os por longos minutos. As mães tirando parasitas dos bebês, alguns brincando, outros brigando por qualquer coisa, de repente todos começam a gritar e vira uma confusão! Muito legal. Tem também uma instalação enorme só dos gorilas. 
Cervos, gazelas, alces e renas, camelos e dromedários, águias, pavões e flamingos, antas, quatis, lêmures e suricatas, lontras, focas e leões marinhos, linces, leopardos, onças, leões e tigres, girafas, elefantes e zebras, hipopótamos e rinocerontes, bisões e búfalos, coalas e cangurus... ufa! E muito mais bichos...
O lugar é enorme e, além dos animais pelo zoo, há também algumas construções específicas, como o Aquário (que é bem grande e não tivemos tempo de entrar, teremos que voltar!), um viveiro de répteis e anfíbios, uma granja, onde as crianças podem interagir com as vacas, galinhas etc., entre outros.

Atrações e exibições
Há inúmeras atrações durante todo o dia. Na entrada, recebemos um folheto só com os horários de cada uma. É bom estabelecer um planejamento do que você gostaria de assistir e se organizar, senão pode perder alguma delas. Os shows dos leões marinhos e o dos golfinhos, por exemplo, acontecem cerca de 3 vezes ao dia. Já as exibições de voo livre das aves de rapina e a de aves exóticas, acontecem 2 vezes. A cada uma hora, você tem a possibilidade de tirar foto alimentando alguns animais, como as girafas ou os elefantes. Neste caso, eles tiram uma foto que você pode comprar na saída por 12 euros. Há também a possibilidade de você pagar uma taxa extra para algumas atividades especiais, como 30 euros para entrar nas instalações dos golfinhos, aprender técnicas de treinamento e tirar foto com eles, ou 3 euros para entrar e alimentar os lêmures, ou ainda 20 euros para interagir com os elefantes. O problema é que passeio vai ficando caro. Tem também algumas atividades voltadas às crianças.

Alimentação
Há diversos restaurantes e lanchonetes lá dentro. Nós comemos em uma lanchonete em frente à casa dos gorilas e o lanche não estava lá essas coisas, mas deu para comer... rs. Ah, uma fofurice à parte, os passarinhos ficam nos rodeando e, quando damos um pedacinho de pão, muitos vêm para perto e comem direto da nossa mão.

Tarifas
A entrada custa 22 euros por adulto (8 a 65 anos) e 18 euros por criança (3 a 7 anos).
Um pouco alto o valor mas, na minha opinião, é justo pelo número de atrações que há lá dentro.

Como chegar
É dentro da cidade. No nosso caso, fomos de carro. Do nosso bairro, Argüelles, levamos uns 10 minutos. Também tem estação de metrô pertinho e ônibus municipais que chegam lá.

Site: http://www.zoomadrid.com/


A ilusão de ótica dessa foto é assustadora! rs
Esses ursos pardos deram um espetáculo à parte.
Lindos.
Tinha uma moça jogando nozes para eles, por isso a farra.
Muito legal vê-los de tão perto.
Canguru
Meu pequeno com o elefante.
Show dos golfinhos.
Fofos.
Ui!
Os esquilinhos também vinham comer na nossa mão.
Os babuínos.
Ameaçadores.
E, desculpem, feios! rs
Meu mais velho conversando com o dromedário.
Claro, a girafa!
Acho que estava rolando uma pequena discussão ali.
Leoa
Leopardo
Um close desse animal lindo.
Tigre
Bolinha de lêmures. Acho que estavam com frio... rs
Orangotango
Imagina topar com um bicho desses? Aff!
Urso malaio, fofo!
Ah, o panda... Como não achar lindo?
Flamingos
Rinoceronte
Camelo simpático!
Mais girafas.
Os passarinhos que vieram comer com a gente.
Bisão. Medo.
Lojinha, básica! Quero esses pandas gigantes!